top of page

MENOPAUSA

A menopausa é definida, de fato, como a data que ocorre a última menstruação. A média de idade em que isso ocorre é 50 anos, variando para mais ou para menos em cada mulher. Pode-se confirmar a menopausa quando a mulher fica 1 ano seguido sem menstruar. E a partir de então ela reduz sua produção de hormônios sexuais e pára de ovular. Na maioria das vezes, isso não ocorre de forma súbita, mas sim de maneira gradual, apresentando vários anos de irregularidade menstrual e sintomas de pré-menopausa até que a menstruação cesse completamente. 

Esse período de transição é chamado de climatério, que traz mudanças na vida e na saúde da mulher, e em alguns casos causa sintomas desagradáveis que interferem muito na sua qualidade de vida. Os mais comuns são:

 

  • Fogachos (ondas de calor), principalmente à noite

  • Alterações de humor

  • Alterações no sono

  • Ressecamento vaginal

 

Tratamento para menopausa 

Não são todas as mulheres que vão precisar de tratamento para menopausa. Por isso, se os sintomas forem discretos ou ausentes, apenas algumas medidas nos hábitos de vida podem ajudar como, por exemplo, dieta adequada e atividade física.

 

No entanto, se os sintomas forem intensos e interferirem na qualidade de vida, há estratégias eficazes para tratá-los.

 

Terapia Hormonal

Uma das melhores alternativas de tratamento é a terapia hormonal (TH), uma opção segura quando bem indicada e com bons resultados, que deve ser individualizada para cada paciente.

 

Antes do início da TH, a ginecologista vai avaliar indicações, contraindicações, bem como as preferências individuais. Apenas após a avaliação detalhada e realização de exames é que a TH vai ou não ser indicada.

 

Rotina de exames

O seguimento ginecológico, que consiste ir ao ginecologista uma vez ao ano, é importante para prevenção de doenças que aumentam sua incidência após a menopausa e para melhora na qualidade de vida nessa fase da vida.

bottom of page