INSERÇÃO DE DIU
O DIU (dispositivo intrauterino) é um método anticoncepcional antigo e ainda muito utilizado, principalmente pela sua praticidade, reversibilidade e longa duração. Pode ser inserido no próprio consultório. É um método contraceptivo bastante eficaz e o sucesso de sua inserção depende do auxílio do ultrassom que verifica se foi bem colocado, evitando incômodo futuro.
Criei esse tópico para tirar as dúvidas mais comuns sobre DIU.
O que é o DIU?
O DIU é um dispositivo pequeno que é inserido dentro do útero com a finalidade de impedir que os espermatozóides cheguem ao óvulo, evitando a gestação.
É um método reversível, que pode ser retirado facilmente pelo ginecologista a qualquer momento e tem duração variável, a depender do tipo. Atualmente ele é dividido em dois tipos: DIU hormonal e DIU não hormonal (cobre e prata).
A decisão sobre o tipo de DIU é realizada em conjunto com a sua ginecologista durante a consulta, quando serão ponderadas suas diferenças e as vantagens de cada um para individualizar qual será a melhor escolha em cada caso.
Como ele é inserido no útero?
A inserção do DIU é realizada no consultório médico, na consulta com a ginecologista, e é um procedimento rápido. A paciente é acomodada em posição ginecológica (semelhante à posição para coleta de Papanicolau) e é realizada uma limpeza local. Após isto, com instrumentos estéreis o DIU é inserido sob visão ecográfica.
Dói para colocar o DIU?
O procedimento de insersão do DIU necessita cuidado e habilidade do profissional para que seja um procedimento seguro e com o mínimo desconforto possível.
Ter dor na colocação do DIU varia de mulher para mulher, algumas são mais sensíveis que outras. Algumas sentem dor, mas ela pode ser minimizada com uso de analgésicos antes do procedimento e anestésico tópico no momento da inserção.
Para pacientes mais sensíveis à dor, existe a opção de anestesia geral, feita no centro cirúrgico do hospital. A sedação é um procedimento realizado por um médico anestesista.
Vantagens do DIU
-
É um dos métodos contraceptivos mais populares e que apresenta um dos menores índices de falha.
-
Para quem esquece de tomar a pílula anticoncepcional, o DIU traz mais tranquilidade.
-
O retorno à fertilidade é imediato após sua retirada.
-
O DIU não hormonal pode ser utilizado por mulheres com histórico de trombose.
-
O DIU hormonal pode ser utilizado por mulheres na menopausa como forma de proteção endometrial na terapia de reposição hormonal.
-
O DIU hormonal pode ser usado no tratamento da endometriose, adenomiose ou sangramento uterino anormal.
Desvantagens do DIU
-
Nos primeiros dias após a inserção do DIU pode ocorrer cólicas e sangramentos irregulares.
-
O DIU não hormonal (cobre ou prata) pode aumentar o sangramento menstrual e as cólicas.
-
Mesmo sendo extremamente raro, é possível ocorrer deslocamento do DIU e risco de perfuração do útero.
-
Por ser um corpo estranho inserido no interior do útero, há o risco de expulsão do DIU. Esse risco é maior no primeiro ano de uso.
-
Não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Converse com a sua ginecologista sobre o DIU, ela irá avaliar a sua saúde ginecológica para indicar se o dispositivo está indicado para você e esclarecer dúvidas sobre qual tipo será o mais adequado.